Innux - It's about TIME!
Norte: (+351) 229 812 220 (Chamada para a rede fixa nacional)Sul: (+351) 219 618 404 (Chamada para a rede fixa nacional)geral@innux.com

On-premise vs Cloud computing – Quais as Diferenças?

26 de Janeiro, 2023Informática, Referência
InícioInformáticaOn-premise vs Cloud computing – Quais as Diferenças?

On-premise vs Cloud computing:

A cloud computing tenha crescido em popularidade, principalmente pela oferta de flexibilidade, economia de tempo e dinheiro até o aumento de agilidade e escalabilidade. Por outro lado, o modelo on-premise (onde os servidores ficam localizados na própria empresa), foi a única opção para as organizações por um longo tempo. E até pode continuar a atender adequadamente às suas necessidades de negócios. Além disso, o armazenamento local é confiável, seguro e permite que as empresas mantenham um nível de controle que a nuvem geralmente não possibilita.

 

On-premise:

O modelo mais tradicional é o on premise. Esse tipo de software de controlo de acessos é instalado localmente na infraestrutura e nos computadores da empresa e, por esse motivo, tem como premissa ser de total responsabilidade e gestão da companhia.

O sistema on-premise é um sistema de armazenamento de dados, também chamado de servidor, que faz a integração de todas as informações das atividades de uma empresa. A estrutura é totalmente implementada no espaço físico da companhia.

A instalação é feita por uma equipa de especialistas em tecnologia da informação (TI), que configura os softwares e hardwares diretamente nos computadores da empresa. Geralmente, existe um equipamento que atua como servidor principal, que é interligado a todos os demais aparelhos. Ele serve para armazenar todos os dados que são tratados pelos colaboradores no exercício de suas funções, por exemplo; softwares de controlo horário, acessos, sistemas de bilhética , entre outros softwares e soluções. Para as empresas em setores altamente regulamentados, geralmente a decisão é manter tudo ‘dentro de casa’. Saber que seus dados estão localizados em seus servidores internos e infraestrutura de TI também pode fornecer mais tranquilidade de qualquer maneira.

 

Cloud computing:

A Cloud Computing difere do modelo on-premise de uma maneira crítica. Uma empresa hospeda tudo internamente num ambiente local, enquanto em um ambiente de nuvem um terceiro provedor, hospeda tudo isso para si. Isso permite que as empresas paguem conforme a necessidade e aumentem ou diminuam o armazenamento contratado com eficácia, dependendo do uso, dos requisitos do usuário e do crescimento da empresa.

O sistema cloud ou cloud computing, também conhecido como servidor em nuvem ou computação em nuvem. A principal característica é de que não necessita de um espaço físico para alocar os equipamentos para armazenamento dos dados.

Uma empresa especializada em cloud computing oferece um sistema de servidor em nuvem para outros negócios e, para acessar, basta fazer o login na plataforma. Sendo assim, todos os dados podem ser acessados remotamente, no cloud server, sem a necessidade de um servidor físico

Além disso, a cloud computing oferece provisionamento quase instantâneo porque tudo já está configurado. Assim, qualquer novo software integrado ao seu ambiente está pronto para ser usado imediatamente após a assinatura. Com o provisionamento instantâneo, qualquer tempo gasto na instalação e configuração é eliminado e os usuários podem acessar o aplicativo imediatamente.

 

Principais diferenças entre os sistemas on cloud e on premise ?

  • Tipo de servidor;
  • Forma de acesso;
  • Flexibilidade de armazenamento.

 

Tipo de servidor:

No modelo on premise, o servidor é físico, ou seja, existe um equipamento principal, instalado na empresa, no qual os demais computadores estão conectados. Sendo assim, para acessar os dados, é indispensável que o equipamento de todos os funcionários estejam corretamente configurados.

A implantação então é mais complexa, pois exige deslocamento de equipe, materiais  para utilização do sistema.

Já no sistema cloud, todas as informações são guardadas da nuvem e compiladas em uma empresa especializada e que possui espaços invisíveis na rede para “alugar” para as demais companhias. Assim, para utilizar, basta receber as informações para entrar no servidor remotamente

 

Forma de acesso:

O sistema on premise só permite o acesso aos dados se o computador estiver devidamente configurado e interligado àquele servidor principal. É possível fazer a consulta remotamente, desde que haja uma internet de boa qualidade e tanto o computador pessoal quanto o equipamento base estejam conectados um ao outro.

cloud server, por outro lado, é acessado por meio da plataforma disponibilizada pela a empresa detentora do sistema software de controlo horário, controlo de acessos. Normalmente, são sites, portais ou aplicativos e todos os usuários possuem um login e senha específico para consultar os dados. Por ser totalmente online, o acesso é sempre remoto e requer uma boa conexão de internet..

 

Flexibilidade de armazenamento:

Uma das principais diferenças entre os dois modelos é a capacidade de armazenamento. Isso ocorre porque no sistema on premiseao fazer a implementação, a empresa contrata inicialmente uma quantidade de espaço específica para a necessidade do momento e até prevendo uma demanda futura.

Porém, rapidamente essa demanda pode mudar e o espaço se tornar obsoleto ou insuficiente. No caso de aumento de capacidade, é necessário comprar mais softwares , tais como; software de controlo horário, controlo de acessos, sistema de bilhética entre outros softwares e hardwares, além de contar com uma equipe de TI para fazer a instalação.Por outro lado, quem conta com o sistema on cloud pode contatar a empresa prestadora do serviço e solicitar tanto o aumento da quantidade de armazenamento quanto pedir a diminuição. Desta forma, a flexibilidade é mais rápida e, muitas vezes, mais barata. Por essa característica, esse modelo também é chamado de software on demand.

 

Entrega semelhante:

Os dois tipos de servidores têm o intuito de armazenar as informações e os dados do negócio, para auxiliar na gestão da empresa. São sistemas que permitem um melhor planeamento e uso dos recursos da companhia, por meio da integração dos setores.

É essencial para o sucesso da empresa que a tomada de decisão seja baseada em uma análise criteriosa das informações. Logo, possuir todos esses dados integrados e consolidados em relatórios é uma importante ferramenta de gestão.

 

Possiblidade de acesso remoto:

Apesar de ser uma funcionalidade mais comum nos sistemas on cloud, acessar o servidor remotamente também é uma possibilidade real em alguns ERP’s on premise. Por isso, se há uma preocupação sobre a necessidade de acesso fora da sede da empresa, esse é um ponto que não há porquê se preocupar, desde que o sistema tenha essa funcionalidade.

Além disso, nos dois casos será necessário contar com uma boa qualidade de conexão, principalmente, para acessar os arquivos mais pesados.

 

Personalização do sistema:

Dependendo da área de atuação ou tamanho da empresa, as necessidades dentro do sistema ERP podem ser diferentes. Por isso, na comparação on premise vs on cloud, a personalização é um item importante de ser citado. No caso do on premise, por ser um sistema criado especialmente para aquela empresa e que será gerido pela equipa de TI interna, a personalização pode ser um pouco mais detalhada.

Entretanto, as empresas que oferecem servidores na nuvem possuem algumas possibilidades de personalização de acordo com o que o cliente precisa. Sendo assim, vale avaliar se a sua empresa precisa de algo bem específico ou consegue se adequar a modelos mais padronizados.

 

 

Se quer saber mais informações, ou mesmo pedir uma demonstração, por favor clique aqui !