Innux - It's about TIME!
Norte: (+351) 229 812 220 (Chamada para a rede fixa nacional)Sul: (+351) 219 618 404 (Chamada para a rede fixa nacional)geral@innux.com

O que são Relógios de Ponto ?

8 de Outubro, 2020Assiduidade, RGPD
InícioAssiduidadeO que são Relógios de Ponto ?

 

O que São Relógios de Ponto?

 

Antes de iniciar a definição do que são relógios de ponto, recuemos um pouco na sua história.

A ideologia de relógio de ponto já conta com mais de 100 anos de existência, surgiu em 1888 nos Estados Unidos, e a sua funcionalidade era simplesmente registar as horas de entrada e saída dos funcionários, através de impressão direta num pedaço de cartão.


 

Em Portugal quando se regista o início da utilização do Relógio de Ponto?

O controlo de ponto passou a ser utilizado após a criação do Código do Trabalho, que regulamentou um dia de trabalho para funcionários, com horários de entrada e saída, pausas e dias de descanso.

Isto fez com que as empresas tivessem controlo dos horários dos colaboradores, de acordo com as obrigações e leis impostas pelo Código do Trabalho.

No início, existiam 2 formas “principais” utilizadas para controlar o ponto dos trabalhadores. A primeira era um livro de ponto, onde os trabalhadores registavam manualmente as horas de entrada e saída, e assinavam a confirmar as horas registadas no livro de ponto. Já a segunda forma de controlo de ponto, era o ponto mecânico ou cartográfico, que consistia num dispositivo, ou equipamento com uma abertura na parte superior, onde o funcionário inseria um pedaço de cartão de cartolina (tamanho semelhante a um B5), onde depois a máquina iria imprimir o registo da data, hora de entrada, ou hora de saída do funcionário. Calcula-se que o primeiro relógio de ponto terá surgido em Portugal em meados de 1970, juntamente com o aparecimento dos microprocessadores.

 


Entre 1973 e 1976, a iniciativa privada em Portugal, criou empresas dedicadas para a elaboração e produção de novas tecnologias baseadas em processadores.

 


Em meados de 1980, regista-se o desenvolvimento e comercialização de sistemas eletrónicos de coletores de dados, onde o funcionário passava um cartão magnético ou com código de barras, e a partir dessa passagem magnética do cartão, era registada a identificação do funcionário, horário de entrada, horário de saída, ou dias de descanso.

 


Em 1985, regista-se os equipamentos de leitura do cartão por proximidade, conhecido pela tecnologia de RFID, que atualmente ainda é um sistema de ponto muito utilizado por algumas entidades corporativas em Portugal, estes coletores de dados tinham a capacidade de armazenar o número do cartão associado à data e hora em que o cartão foi lido e esta informação era depois enviada para uma base de dados central, onde poderia ser consultada pelos R.H. e administrativos das empresas.

A constante evolução dos sistemas operativos e linguagens de programação acessíveis e adequadas ao sector empresarial, permitiu aos fabricantes,  agilizar e desenvolver soluções de Controlo de Assiduidade, endereçando para o mercado, soluções completas com o software de gestão e controlo de assiduidade integrado com registo de entradas e saídas nos relógios de ponto.


O equipamento eletrónico ou mecânico foi transformado numa solução baseada em 2 componentes:

 

 

Aos equipamentos de validação de acessos foram incorporadas novas tecnologia para registar as horas de entrada e saída dos funcionários, das quais destacamos as seguintes:

 

  • Reconhecimento Facial
  • Leitura da Palma da Mão
  • Impressão Digital
  • RFID
  • Leitura das Veias
  • Reconhecimento Facial com Medição Automática de Temperatura Corporal

 

Destacamos que entre todos os tipos de controlo de ponto, o eletrónico é o mais moderno, uma vez que possui diversas formas diferenciadas de registo; biometria, reconhecimento facial e reconhecimento da palma da mão.

Estes sistemas de Relógio de Ponto, sendo mais convencionais, conseguiram executar as suas funções durante muito mais tempo.

 

Se quer saber mais informação, ou mesmo pedir uma demonstração, por favor clique aqui !

 

– Innux – It’s About Time ! –