O que São Relógios de Ponto?
Antes de iniciar a definição do que são relógios de ponto, recuemos um pouco na sua história.
A ideologia de relógio de ponto já conta com mais de 100 anos de existência, surgiu em 1888 nos Estados Unidos, e a sua funcionalidade era simplesmente registar as horas de entrada e saída dos funcionários, através de impressão direta num pedaço de cartão.
Em Portugal quando se regista o início da utilização do Relógio de Ponto?
O controlo de ponto passou a ser utilizado após a criação do Código do Trabalho, que regulamentou um dia de trabalho para funcionários, com horários de entrada e saída, pausas e dias de descanso.
Isto fez com que as empresas tivessem controlo dos horários dos colaboradores, de acordo com as obrigações e leis impostas pelo Código do Trabalho.
No início, existiam 2 formas “principais” utilizadas para controlar o ponto dos trabalhadores. A primeira era um livro de ponto, onde os trabalhadores registavam manualmente as horas de entrada e saída, e assinavam a confirmar as horas registadas no livro de ponto. Já a segunda forma de controlo de ponto, era o ponto mecânico ou cartográfico, que consistia num dispositivo, ou equipamento com uma abertura na parte superior, onde o funcionário inseria um pedaço de cartão de cartolina (tamanho semelhante a um B5), onde depois a máquina iria imprimir o registo da data, hora de entrada, ou hora de saída do funcionário. Calcula-se que o primeiro relógio de ponto terá surgido em Portugal em meados de 1970, juntamente com o aparecimento dos microprocessadores.
Entre 1973 e 1976, a iniciativa privada em Portugal, criou empresas dedicadas para a elaboração e produção de novas tecnologias baseadas em processadores.
Em meados de 1980, regista-se o desenvolvimento e comercialização de sistemas eletrónicos de coletores de dados, onde o funcionário passava um cartão magnético ou com código de barras, e a partir dessa passagem magnética do cartão, era registada a identificação do funcionário, horário de entrada, horário de saída, ou dias de descanso.
Em 1985, regista-se os equipamentos de leitura do cartão por proximidade, conhecido pela tecnologia de RFID, que atualmente ainda é um sistema de ponto muito utilizado por algumas entidades corporativas em Portugal, estes coletores de dados tinham a capacidade de armazenar o número do cartão associado à data e hora em que o cartão foi lido e esta informação era depois enviada para uma base de dados central, onde poderia ser consultada pelos R.H. e administrativos das empresas.
A constante evolução dos sistemas operativos e linguagens de programação acessíveis e adequadas ao sector empresarial, permitiu aos fabricantes, agilizar e desenvolver soluções de Controlo de Assiduidade, endereçando para o mercado, soluções completas com o software de gestão e controlo de assiduidade integrado com registo de entradas e saídas nos relógios de ponto.
O equipamento eletrónico ou mecânico foi transformado numa solução baseada em 2 componentes:
- Hardware: Designado por Relógio de Ponto
- Software: Aplicação para Controlo de Gestão e Assiduidade.
Aos equipamentos de validação de acessos foram incorporadas novas tecnologia para registar as horas de entrada e saída dos funcionários, das quais destacamos as seguintes:
- Reconhecimento Facial
- Leitura da Palma da Mão
- Impressão Digital
- RFID
- Leitura das Veias
- Reconhecimento Facial com Medição Automática de Temperatura Corporal
Destacamos que entre todos os tipos de controlo de ponto, o eletrónico é o mais moderno, uma vez que possui diversas formas diferenciadas de registo; biometria, reconhecimento facial e reconhecimento da palma da mão.
Estes sistemas de Relógio de Ponto, sendo mais convencionais, conseguiram executar as suas funções durante muito mais tempo.
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